quinta-feira, 8 de julho de 2010

Consciência















Essa noite tive que ir até a delegacia, meu irmão caçula teve a moto apreendida. Mas, não é sobre isso que quero falar.
É sobre algo que me indignou profundamente e naquele momento senti o que um dia , lá no meu 1º semestre de faculdade de direito, um professor falou para seus pupilos iniciantes na arte do defender, do advogar... JUSTIÇA NÃO EXISTE! E ainda arrematou: Se os doutores e doutoras aqui, pensam que vão encontrar a justiça nesta profissão, peço que se retirem e procurem outro curso, neste não se vê justiça. No decorrer de suas vidas profissionais o que vocês encontrarão é algo parecido com o "justo", o que 'dá pra fazer". Uma tentativa de amenizar o problema na forma que a Lei determina, não a justoça!
E confesso que guardei essas palavras, que no mmento ecoaram em meus ouvidos, como se fosse a primeira vez que as ouvia...mas, pensei que nunca fosse usá-las, no fundo ainda mantinha meu sonho acadêmico "fazer justiça". Me enaganei... e essa noite a vida me jogou essa realidade na cara, na fussa, na lata... Vi um trabalhador, provavelmente pai de família, um homem simples, que não demonstrava estudos, ser espancado, esbofeteado, socado e humilhado simplesmente por estar na hr errada e no lugar errado, ou não.
E o pior, ver aquele homem apanhar algemado, sem poder se defender e eu e nem ninguém que ali, que assistia essa cena trágica, podia fazer nada, não dava pra gritar POLÍCIA! Pois eram os homens pagos para nos defender, pagos por nós trabalhadores e por aquele trabalhador que apanhava, quem estavam batendo, os mocinhos fazendo o papel de bandidos...
Não dava pra gritar: POLÍCIA SOCORRO, AJUDEM ESSE HOMEM! Eles, "homens da lei", que de lei ali eu não vi nada, a não ser a lei do "eu bato, você apanha", do "eu posso"...
Sai de lá com um nó na garganta, sem saber onde fica o que aprendi na faculdade: e o devido processo legal? E a ampla defesa? E o ninguém é culpado atéque se prove o contrário? Não sei onde ficaram! Ou talvez eu saiba sim... ficaram nos livros de direito lá na minha estante, no código que naquela hora não foi usado, no lixo, junto com a honra daquele humilde trabalhador que ainda usava suas roupas sujas de tinta da labuta diária, no chão junto com as lágrimas que chorei naquele instante por não poder fazer nada.
É, agora concordo com uma frase que li um dia desses aqui: "QUERIA QUE O BRASIL TIVESSE BONS GOVERNANTES PARA SER PATRIOTA O ANO TODO E NÃO DE 4 EM 4 ANOS!"
Não consegui dormir ao rever, na mente, as cenas que presenciei. Fiquei pensando no mundo selvagem, tosco, bruto que vivemos, sociedade podre, sistema falído, doente... no Brasil, em que meu filho de 3 anos, que dorme como um anjo celeste, vai ter no seu futuro.
Que país é esse? Já perguntava a música... e agora eu me pergunto: que país é esse em que meu filho vai crescer? Que justiçaé essa que eu defendo, que aprendi na faculdade? Onde está essa justiça? A igualdade que prega a Constituição Federal? Os direitos do cidadão? O dever da polícia? Não tenho as respostas... tenho medos... por meu filho, meus netos, por você, por mim, por todos nós...
Mais só uma certeza fica, com meu voto posso começar a mudar o futuro!
PENSE!!!
VOTE COM CONSCIÊNCIA!!!
EU VOU FAZER A MINHA PARTE!!!

Um comentário:

  1. Precisamos aprender a votar sem nos deixar influenciar por mídias,e sim votar de acordo com nossa memória.E devemos mudar a educação recebida em casa pois o abuso de poder está entranhado na cultura de nosso pais!Amei o seu post!

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR BORBOLETAR POR AQUI!!!
ღ¸.•*•.¸...Érica...ઇ‍ઉ ♥´¯`*•.¸¸♥